A Nona Configuração | Resenha
fevereiro 19, 2018![]() Em A nona configuração, do autor best-seller de O exorcista, o psiquiatra Coronel Kane passa por muitas provações à medida que o centro é tomado pelo caos, e se depara com o seu maior desafio: enfrentar os próprios demônios… Nesta narrativa tensa e violenta, o suspense e terror psicológico imperam. Nada é o que parece ser e o final reserva grandes surpresas.* |
Com uma sinopse dessa, e um autor de peso como o William P. Blatty, minhas expectativas para ler A Nona Configuração estavam altíssimas. Já até me imaginei marcando o livro como favorito no Skoob. Mera ilusão.
Vamos às minhas frustrações.
Primeira lição: não julgue o livro pela capa (e nem pela sinopse)! A capa com aquele hall de entrada de arrepiar, e a descrição de uma mansão gótica transformada em um manicômio parecia que seria um cenário perfeito para me fazer sentir tão louca quanto os pacientes do Coronel Kane. Parecia. A descrição da casa foi pouquíssimo explorada.
A mansão seria o palco perfeito para uma história sobre loucura, mas o autor não soube usar isso a seu favor, e os meus sentidos não foram despertados. Em outras leituras, consigo me sentir como se estivesse, de fato, no local que o livro se passa, mas aqui tudo que senti foi cansaço dos diálogos, que pareciam mais ter saído de um roteiro de teatro, do que propriamente de um livro.
Ao meu ver, a história tinha muito diálogo que parece não ter contexto algum, e acabou deixando o desenrolar da coisa toda confusa. Comecei a entender alguma coisa no terceiro capitulo, mas no sexto tudo já desandou de novo.
Outro contra do livro: os personagens não foram explorados. Não me apeguei a nenhum deles, até porque o autor não nos apresentou adequadamente. A única coisa que sabíamos era o que faziam antes de irem para a mansão e mais nada. Os personagens só foram jogados no decorrer da história e o leitor que se virasse para entender. A minha impressão, pelo menos, foi essa. Não criei nenhum vínculo por ninguém durante todo o livro.
Por fim, a única coisa positiva que posso dizer do livro é que ele tem uma reviravolta legal, mas não passa disso. A história, para mim, ficou confusa, os diálogos que começam sem pé nem cabeça só contribuíram ainda mais para a confusão toda. O local, por mais maravilhoso que fosse, por não ter sido explorado, não acrescentou nada na história. Tinha tudo para ser um bom livro, mas ficou só na promessa mesmo. Infelizmente.
Título: A Nona Configuração
Número de páginas: 160
Ano: 2015
Editora: Harper Collins Brasil
Autor: William Peter Blatty
Nota: ★★✩✩✩

1 comentários
Boa tarde, terminei de ler esse livro hoje, acabei ficando com a mesma opinião que você em vários pontos, pelo excesso de diálogos, tudo fica muito confuso e sem tempo de explorar melhor os personagens, realmente tem hora que fica cansativo. Sobre a reviravolta mais para o final do livro, acabou não me surpreendendo tanto, de forma sútil, vários sinais indicavam isso. No fim das contas é um livro legal, mas passa muito longe do genial exoticista.
ResponderExcluirO que você achou dessa postagem?