1977: Enfield | O que esperar?

dezembro 13, 2017


Título: 1977: Enfield
Número de páginas: 288
Ano: 2017
Editora: DarkSide
Autor: Guy Lyon Playfair


Sinopse: Enfield, subúrbio de Londres. Na fria noite de 31 de agosto de 1977, a vida de uma família simples e comum mudaria para sempre. Pequenas batidas e sons inexplicáveis, móveis caindo sem nenhum motivo aparente, esse parecia um verdadeiro caso de poltergeist. Desde os primeiros dias, os pesquisadores de atividades psíquicas Maurice Grosse e Guy Lyon Playfair — que viveu muitos anos no Brasil, pesquisou a vida do médium Chico Xavier e tem experiência e conhecimento profundos sobre a popularização do espiritismo e o sincretismo cultural do nosso país — acompanharam o caso e conseguiram documentar mais de seiscentas páginas de transcrição de fitas cassetes e registros em vídeo dos surpreendentes e assustadores eventos, aqui relatados exatamente como aconteceram. 

Há anos, o caso Enfield é considerado um marco entre os episódios sobrenaturais mais bem documentados, chamando até hoje a atenção da mídia britânica e internacional, de diversos outros pesquisadores e, inclusive, de Ed e Lorraine Warren, além de ter inspirado os filmes Poltergeist e Invocação do Mal 2. Contudo, apenas com 1977 – Enfield é possível conhecer todos os detalhes do início ao fim deste caso que durou três anos — e com um final tão surpreendente quanto os das melhores histórias de terror.*


O que esperar?

Se você está esperando ler um livro aterrorizante e cheio de ação poltergeist que te faz gelar até a alma, eu não te indico ler 1977: Enfield. Logo na introdução, Playfair já deixa isso bem claro ao mencionar que esse é um livro que pode ser entediante, devido as ocorrências poltergeist serem repetitivas, já que o caso durou mais de um ano. Nas palavras do autor:

"Se você não está satisfeito com todos os horrores e as excitações ocultistas de livros ou filmes como O Exorcista e sua batelada de imitações, e ainda está ávido por emoções mais exóticas, este livro não é para você. Os leitores podem achá-lo um tanto entediante, com um enredo não muito bom e alguns diálogos horríveis."

Agora se você quer ler um relato detalhado (mesmo) de um caso real de poltergeist que aterrorizou uma família inglesa e que já inspirou até filmes, como Poltergeist e Invocação do Mal 2, leia. O livro é praticamente um documentário escrito.



Foto de como a casa era, e a visualização do Google Maps. É possível perceber que pouca coisa mudou na casa.

O que me incomodou realmente, apesar do alerta do autor, foram as repetições. As ações do poltergeist eram quase sempre a mesma coisa. Fora isso, os primeiros meses do caso foram explorados na maior parte do livro, o que fez com que o final fosse corrido. O livro termina simplesmente dizendo que certo dia as atividades poltergeist acabaram. Mas como a família percebeu que acabou? O que aconteceu com a família depois?

No geral, é um livro bom. Eu recomendaria a leitura. Além de que a capa é linda.

Mas e aí? Você já leu? O que achou? Conta pra mim.

*Fonte: Skoob



Você também pode gostar:

0 comentários

O que você achou dessa postagem?

Mais visitados

Link me


Fanpage