Sejamos Todos Feministas | Dica de leitura

setembro 24, 2018

Olá leitores, hoje quero falar um pouquinho sobre o último livro que li: Sejamos Todos Feministas, da Chimamanda Ngozi Adichie. Li ele bem rapidinho nesse fim de semana e ao terminar, decidi que precisava falar sobre ele.


Decidi que essa seria a dica de leitura da vez, porque, esse é um livro com um tema super atual e de extrema importância para nós mulheres. Foi  um livro super fácil de compreender, com uma escrita simples que consegue dizer tudo o que precisa ser dito. Qualquer um consegue captar a mensagem que a Chimamanda quer passar. 

É importante que as pessoas, não somente as mulheres, mas os homens também, leiam e consigam entender a importância do feminismo e as mudanças que a sociedade sofreu a partir do momento em que as mulheres decidiram lutar para fazer valer o seu direito.

Se perguntarmos para nossas avós sobre como era ser mulher na sua adolescência, elas poderão ficar horas nos contando que não era qualquer roupa que podiam usar. Que era ela, suas irmãs e mãe que tinham que fazer todo o serviço doméstico, enquanto os homens não precisavam nem ao menos se dar ao trabalho de tirar o próprio prato da mesa após as refeições. Que ter quantos namorados quisesse até achar o "alguém" certo para ela, nem pensar! Que votar nas eleições era coisa de homem. Trabalhar fora? Jamais. enfim, é uma infinidade de coisas que as mulheres conquistaram graças ao feminismo, mas ainda hoje temos que ouvir, até mesmo de mulheres, que ela não precisam do feminismo para nada "porque ela trabalha e se sustenta sozinha, sem precisar de ninguém".

É justamente por isso que recomendo essa leitura, para que as pessoas pensem um pouquinho e entenda que, apesar da mulher ter já conquistado bastante coisa, ela precisa sempre estar lutando para que não perca nenhuma delas. E que se hoje a mulher pode se sustentar sozinha e não precisa de ninguém, foi por causa do feminismo, foi porque alguma outra mulher precisou lutar para que ela hoje tenha o direito de decidir fazer o que quiser.


Pra finalizar, vou deixar algumas citações que marquei pra dar aquela instigada e vontade de ler:

Se repetirmos uma coisa várias vezes ela se torna normal. Se vermos uma coisa com frequência, ela se torna normal. Se só os meninos são escolhidos como monitores da classe, então em algum momento nós todos vamos achar, mesmo que inconscientemente, que só um menino pode ser o monitor da classe. Se só os homens ocupam cargos de chefia nas empresas, começamos a achar "normal" que esses cargos de chefia só sejam ocupados por homens.

Ensinamos as meninas a se encolher, a se diminuir, dizendo-lhes: "Você pode ter ambição, mas não muita. Deve almejar o sucesso, mas não muito. Senão você ameaça o homem. Se você é a provedora da família, finja que não é, sobretudo em público. Senão você estará emasculando o homem."

Ainda hoje as mulheres tendem a fazer mais tarefas de casa do que os homens - elas cozinham e limpam a casa. Mas por que é assim? Será que elas nascem com um gene a mais para cozinhar ou será que, ao longo do tempo, elas foram condicionadas a entender que seu papel é cozinhar?







Você também pode gostar:

0 comentários

O que você achou dessa postagem?

Mais visitados

Link me


Fanpage