Pássaro contra a vidraça | Resenha

junho 07, 2018


O post de hoje é uma resenha do livro Pássaro contra a vidraça, da Giselda Laporta Nicolelis. Eu estava na biblioteca da escola onde faço meu estágio obrigatório fazendo o processamento técnico de alguns livros, quando me deparei com Pássaro contra a vidraça. O livro é um infanto-juvenil curtinho, e a capa não tem nada que chame tanta atenção, mas fiquei curiosa com o título. Abri ele e comecei a ler as primeiras páginas e acabei pegando emprestado pra ler no ônibus na volta pra casa. Vem comigo saber um pouquinho sobre ele.


Sinopse: Igor tinha quase tudo. Pais ricos, status, mesada, o melhor colégio... Faltava-lhe, porém, o principal: amor. E ele saiu em busca de algo que preenchesse aquele imenso vazio, mas escolheu um caminho perigoso. No começo, tudo era euforia, paz e leveza. Mas logo Igor percebeu que tinha chegado ao fundo do poço. Depois da fantasia vinha o desespero, e o passo seguinte poderia significar a morte. Como se livrar do pesadelo?


Logo nas primeiras páginas me deparei com uma ligação. Igor discou um número qualquer e quem atendeu foi uma desconhecida No começo, assim como quem atendeu o telefone, eu achei que o personagem principal estava passando um trote, mas no decorrer da leitura acabei ficando curiosa pra saber o porquê alguém ligaria pra qualquer número para conversar.

Não vou contar a história, mas pela sinopse já dá pra ter uma noção do tema central: drogas.

Minha opinião sobre o livro: gostei do que autora quis passar. Acho que é uma leitura que pode sim acabar salvando alguém que se encontra na mesma situação do Igor. Ele retrata muito bem o que acontece com muitos adolescentes que tem tudo, mas ao mesmo tempo não tem nada. É um livro que pode conscientizar e fazer com que o leitor reflita. Possui uma leitura bem fácil, já que o público alvo são adolescentes/pré-adolescentes, e a história faz o leitor ter curiosidade e passar para a próxima página.

No entanto, não sei se pela época em que ele foi escrito, já não veiculava tanta informação a respeito e as pessoas acabavam não se informando, mas tem muita informação baseada em senso comum. Informações bem exageradas. Talvez o propósito tenha sido esse mesmo.

Falo sobre a maconha. No livro ela é tratada como o próprio bicho-papão. A autora inclusive se refere a ela como "porta de entrada para outras drogas", informação essa bem equivocada e até ultrapassada nos dias de hoje.

Enfim, não é um livro ruim e ele cumpre bem com a função de ser um livro conscientizador. Eu indicaria pra qualquer pré-adolescente. É uma leitura fácil, apesar de angustiante. Passa bem a mensagem, sem dar voltas.


Título: Pássaro contra a vidraça
Número de páginas: 77
Ano: 1992
Editora: Moderna
Autor: Giselda Laporta Nicolelis
Nota: ★★★✩✩









Você também pode gostar:

0 comentários

O que você achou dessa postagem?

Mais visitados

Link me


Fanpage