O post de hoje será uma dica de filme pra curtir no fim de semana. É uma comédia bem divertida, mas que me fez pensar bastante nas minhas manias.
Toc toc é uma comédia espanhola que estreou em outubro de 2017, e sua história gira toda em torno do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
O TOC, como o próprio nome já diz, é um transtorno caracterizado pela presença de compulsões e obsessões que acabam interferindo na vida de quem sofre com essa doença. Entre as compulsões/obsessões mais comuns estão o medo de germes, o que faz com que a pessoa lave as mão excessivamente várias vezes ao dia, a preocupação com simetria, contagem compulsiva das coisas, conferir diversas vezes se fechou a janela, desligou o gás, etc.
O filme começa mostrando alguns personagens e como é o dia a dia deles. Todos estão indo para uma clínica para ter uma consulta com um famoso psiquiatra, e ao chegarem lá descobrem que ele está atrasado e que, por engano, todos foram marcados para a mesma hora com o Doutor.
Eles passam a tarde toda na sala de espera juntos, aguardando que o Doutor chegue para atendê-los, e nesse tempo, terão que aprender a conviver com as diferentes manias que cada um possui.
Nós, enquanto espectadores, vendo os personagens e descobrindo as suas obsessões e compulsões, em determinado momento acabamos nos identificando em certo nível com o TOC de cada um. Uns mais e outros menos.
Óbvio que no filme o TOC em cada personagem é representado de uma forma caricata, ou seja, mais exagerada do que realmente é, porque é um filme de comédia, e não a vida real, mas é justamente essa representação caricata que faz com que nos identifiquemos com um ou mais personagens.
Enfim, é um filme bem divertido, ideal pra curtir com uma pipoca debaixo dos cobertores.