BookCrossing: você sabe o que é?
setembro 08, 2017
Você algum dia, andando por aí, já se deparou com um livro estrategicamente deixado à vista para que qualquer um que aparecesse o pegasse?
Você sabia o que era, só não ligou o nome à coisa. Esse é o BookCrossing! O seu objetivo é o de transformar o mundo inteiro em uma grande biblioteca, isso mesmo, o M U N D O inteiro.
O BookCrossing surgiu em 2001, nos Estados Unidos, criado pelo programador Ron Hornbaker, que lançou o site www.bookcrossing.com. De lá pra cá o movimento cresceu exponencialmente, e atualmente 132 países fazem parte dessa comunidade. Cerca de 11,6 milhões de livros já foram registrados, e conta com cerca de 1,6 milhões de membros.
A ideia do BookCrossing se baseia no conceito de Ler, Registrar e Libertar, ou seja, você lê um livro, o registra para ter o número BCID (BookCrossing Identification Number) e deixa em um local público para que outra pessoa leia também.
O registro do livro não é obrigatório, mas se você quer participar de fóruns e até mesmo saber por onde anda o livro que você libertou, terá que se inscrever. A inscrição é feita no site mesmo, onde um número é gerado para cada livro cadastrado, e permitirá que você acompanhe a viagem do livro.
No Brasil, a prática chegou em 2001, logo após sua criação, por meio da internet e de livros que viajaram de um país a outro. Atualmente há cerca de 65 pontos de BookCrossing oficiais pelo país.
Para consultar pontos próximos clique aqui. Para saber mais, acesse o site do BookCrossing.
0 comentários
O que você achou dessa postagem?